Aprovado Projeto de Lei instituindo Dia da Paz e da Conciliação no município.

por adm publicado 01/09/2023 16h05, última modificação 01/09/2023 16h15
A data será comemorada no dia 22 de julho.
 Aprovado Projeto de Lei instituindo Dia da Paz e da Conciliação no município.

Dia da Paz.

O Projeto de Lei 41/2023 de Agosto de 2023, que institui o Dia da Paz e da Conciliação, no dia 22 de Julho, em Bom Despacho, foi aprovado, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (28).

"Esta propositura tem como objetivo de trazer outra proposta para nossa sociedade, em especial aos jovens, da forma de apresentar uma cultura de paz e conciliação, contribuindo assim para termos uma sociedade justa e feliz", afirma o Vereador Professor Eder Tipura, autor da Proposição.

De acordo com o documento, a data foi escolhida por ser uma data em que muitas pessoas, especialmente alunos, estão por terminar as suas férias, trazendo para todos uma reflexão e uma tomada de consciência da importância da conciliação no âmbito da paz social.

O principal objetivo da data é para que ela possa servir como um período de preparação ao dia 1º de janeiro, quando se comemora o Dia da Confraternização Universal.

A relação entre o Dia da Paz e da Conciliação (22 de julho) e o da Confraternização Universal (1º de janeiro) está em que a conciliação é o momento anterior e indispensável à confraternização entre os povos.

O projeto foi aprovado por maioria, e o texto foi sancionado pelo Executivo Municipal. De forma que atualmente, o Distrito Federal e mais 11 estados da federação já instituíram o Dia da Paz e da Conciliação em seus calendários oficiais, além de 36 municípios brasileiros.