por adm publicado 09/06/2021 13h31, última modificação 09/06/2021 13h31
Projeto tem o objetivo de transformar áreas desocupadas em canteiros com produção livre de agrotóxicos.
Programa de incentivo a hortas comunitárias é aprovado pelos vereadores.

Modelo de horta comunitária.

Programa de incentivo a hortas comunitárias é aprovado pelos vereadores.

As hortas comunitárias, são espaços de uso coletivo, cultivadas por pessoas que geralmente moram em sua proximidade ou estão agrupadas em associações. Elas são uma ótima alternativa para dar funcionalidade a terrenos baldios nas cidades, pondo fim aos problemas por eles gerados e trazendo uma série de benefícios para os que se dispuserem a colaborar com a iniciativa.

A sua forma de funcionamento varia de cada situação, ficando a critério de seus idealizadores. Para regulamentar e incentivar a implantação de hortas comunitárias foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei 42/2021 que “institui o programa de incentivo à implantação de hortas comunitárias e compostagem no município”. “O Projeto tem o objetivo de aproveitar áreas devolutas na cidade além de incentivar práticas sustentáveis e manter os terrenos sempre limpos” destaca o vereador Professor Eder Tipura, autor da proposição.

De acordo com o texto do projeto poderão ser utilizadas áreas públicas municipais, áreas declaradas de utilidade pública e desocupadas e terrenos de Associações de Moradores que possuam área para plantio. A propositura ainda prevê o cultivo de plantas e ervas medicinais e a proibição do uso de agrotóxicos nas plantações.

“Hortas comunitárias contribuem, assim, para a melhoria de vida dos cidadãos, tanto em função dos alimentos saudáveis que passam a integrar sua alimentação quanto pelo convívio social gerado pela atividade, com o Projeto de Lei aprovado esperamos agora iniciar os cultivos” encerra o vereador.