Fique por dentro das atividades do Legislativo Municipal.

por adm publicado 03/08/2021 13h44, última modificação 03/08/2021 13h44
Veja as indicações e os requerimentos apresentados na Sessão Ordinária - (02/JUL).
Fique por dentro das atividades do Legislativo Municipal.

Indicações e requerimentos.

PROFESSOR ÉDER TIPURA

• Indico ao Secretário de Obras que providencie, COM URGÊNCIA, a manutenção da “grelha” instalada no cruzamento da Av Dr Roberto com a Rua Roberto Queiroz Cançado, no Bairro São José.

Justificativa: A administração municipal entendeu que a instalação desta “grelha” no mencionado cruzamento seria o ideal para o escoamento de águas pluviais ao invés da implantação adequada de bueiros ao longo rua. No entanto, a “grelha” está se soltando do asfalto, bem como está se formando um “buraco” antes da mesma, pelo que os veículos que trafegam pela via estão na iminência de se envolverem em acidente grave.

• Indico à Secretária de Trânsito, Proteção Patrimonial e Defesa Social que realize estudo técnico para ampliação do estacionamento para motos no centro da cidade.

Justificativa: Transitando pelo centro da cidade, este vereador observou que as vagas para estacionamento de motocicletas têm se mostrado insuficiente para atender a demanda municipal. Cabe ressaltar que é proibido o estacionamento de motocicleta no estacionamento rotativo destinado a carros, de forma que as motocicletas somente podem ser estacionadas nos locais demarcados pela administração municipal.

SÂMARA DIRETORA

• Indica ao Secretário de Obras que providencie a pavimentação asfáltica da Rua Letícia, no Bairro Babilônia.

Justificativa: Trata-se de um pequeno trecho de aproximadamente 300 metros, o qual se encontra em situação precária, com diversos “buracos”, sendo que a pavimentação terá um custo baixo e trará maior qualidade de vida aos moradores do local.

• Indica ao Secretário de Obras/Meio Ambiente que empreenda uma força tarefa para atuar na Rua Brasília, no bairro São José, próximo ao nº 211 a fim de regular a coleta de lixo, melhorar a iluminação pública e reparar a rua que “desbarrancou” em trecho.

Justificativa: As soluções dos problemas elencados são de baixo custo, exceto o reparo na via que dependerá de uma intervenção técnica, contudo proporcionará aos moradores melhoria na qualidade de vida.

• Indica ao Secretário de Obras que proceda a conclusão das obras nas ruas Corinto e Araçuaí, no bairro Santa Marta, com urgência.

Justificativa: Trata-se de reiteração de indicação desta vereadora. As ruas mencionadas encontram-se em situação precária, necessitando que as obras de reparo sejam concluídas com urgência, antes que se inicie o período chuvoso.

SÂMARA DIRETORA E SILDETE ASSISTENTE SOCIAL

• Indicam ao secretário de obras que seja providenciada recapeamento asfáltico na Rua Deputado Ribeiro Pena, nº 652 no bairro São José.

Justificativa: uma vez que essa parte da rua está intransitável, com inúmeros buracos e causando danos aos motoristas que ali trafegam, aliado ao grande fluxo de veículos no local.

• Indica ao secretário de obras que seja providenciado o término da implantação de asfalto e construção de passeios no final da Avenida Maria Guerra, ao chegar no bairro São Vicente.

Justificativa: os moradores locais reclamam que o local acima elencado está abandonado e sem qualquer estrutura urbanística, devendo a Administração Pública municipal implantar asfalto e passeios.

• Indica à Secretária de Trânsito, Proteção Patrimonial e Defesa Social que realize estudo técnico para implantação de uma linha de transporte coletivo urbano que realize o percurso do Engenho do Ribeiro ao Centro de Bom Despacho.

Justificativa: O referido percurso será realizado totalmente dentro dos limites territoriais de Bom Despacho, pelo que não extrapola a competência municipal sobre a regulação do transporte de pessoas. Por outro lado, caso implantada, essa linha de transporte irá beneficiar centenas de pessoas, podendo inclusive atender a região do Bairro de Fátima, que teria mais uma linha de transporte para condução ao Centro. Caso entenda pertinente, pode ampliar a linha para outros bairros, com ponto de parada pelo Centro, de forma a ampliar o número de usuários da linha, o que contribui para a sustentabilidade financeira da mesma.

SÂMARA DIRETORA, SILDETE ASSISTENTE SOCIAL E KEKE

• Requer que seja concedida moção de congratulação à Dona Eliana Aparecida Rodrigues que há dez anos iniciou o trabalho social no bairro São Bento, onde surgiu a ideia de fazer o sopão solidário, e hoje atualmente, através deste trabalho está conseguindo ajudar mais de 250 pessoas, com: Marmitex, agasalhos, móveis, pão, cestas básicas, enxovais para gestantes que necessitam e etc!

PROFESSOR ÉDER TIPURA

• Requer a Secretária de Cultura que informe se neste ano de 2021 houve doação de objetos armazenados no museu municipal para entidades filantrópicas da cidade. Em caso positivo, requer ainda que seja encaminhado cópia do ato administrativo que formalizou a doação; quais os critérios utilizados, bem como a lista dos objetos doados.

Justificativa: Faz-se o presente requerimento no exercício do dever de fiscalizar, o qual incumbe o vereador.

• Requer ao Secretário de Obras que informe qual norma técnica foi utilizada para implantação das “bocas de lobo” no bairro São Geraldo. Em caso de não ter sido aplicada norma técnica, que seja revisto o tamanho das “bocas de lobo”, a fim de evitar acidentes com pedestres.

Justificativa: Este vereador esteve no local e constatou que as “bocas de lobo” apresentam um diâmetro elevado, pelo que se faz o presente requerimento no intuito de conciliar o escoamento das águas pluviais com a segurança dos pedestres e condutores.