Câmara Jovem visita Cidade Administrativa e Assembleia Legislativa.

por adm publicado 01/12/2022 16h55, última modificação 01/12/2022 16h59
A visita encerra o ano de atividades do Projeto.
Câmara Jovem visita Cidade Administrativa e Assembleia Legislativa.

Câmara Jovem.

Os participantes da Câmara Jovem conheceram nesta quarta-feira(30/NOV) a Cidade Administrativa e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A visita encerra o ano de atividades do Projeto que tem o objetivo de apresentar a estudantes das escolas públicas e particulares da cidade a rotina e o funcionamento do processo legislativo municipal.

Na Cidade Administrativa os alunos conheceram de perto o Projeto Arquitetônico de Oscar Niemayer com os dois prédios, Minas e Gerais, onde visitaram a Secretaria Estadual de Educação. Toda história do complexo foi apresentada aos alunos, detalhes sobre o Auditório JK, o Centro de Convivência e o Palácio Tiradentes, maior prédio suspenso do mundo.

“É importante para os jovens conhecerem o contexto que envolve os monumentos públicos do Estado. Além da parte histórica ressaltamos também o valor cultural das visitas, apresentando aos alunos uma visão crítica do processo político de nosso país” fala o vereador Professor Eder Tipura sobre a visita da Câmara Jovem à Assembleia Legislativa.

O Poder Legislativo de Minas também abriga espaços culturais, a Galeria de Arte no hall de entrada é ocupada com exposições de artes visuais e de artesanato, mostras educativas e culturais que integram a agenda institucional da ALMG. Outro local visitado pelos alunos foi o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, nome dado à entrada principal do Palácio da Inconfidência e o Memorial da Assembleia de Minas Gerais “Uma oportunidade marcante para todos foi conhecer o Plenário onde os Deputados Estaduais atuam em defesa dos interesses do povo mineiro” destaca.

Integram o Programa Câmara Jovem dezoito jovens indicados pelas escolas públicas e privadas do município que participam de oficinas, palestras e mensalmente de reuniões plenárias seguindo todo expediente legislativo. “É uma excelente oportunidade para o jovem aprender sobre a estrutura do Poder Legislativo e fomentar o debate político entre os estudantes” encerra o vereador.