Câmara Jovem conhecerá Cidade Administrativa e Assembleia Legislativa.

por adm publicado 23/08/2023 14h30, última modificação 28/08/2023 13h22
Visita dos participantes do programa acontece na próxima terça-feira(29).
Câmara Jovem conhecerá Cidade Administrativa e Assembleia Legislativa.

Câmara Jovem.

Na próxima terça-feira (29) os alunos participantes do Programa Câmara Jovem participarão de uma visita guiada às sedes dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual. “É importante para os jovens conhecerem o contexto que envolve os monumentos públicos do Estado. Além da parte histórica ressaltamos também o valor cultural das visitas, apresentando aos alunos uma visão crítica do processo político de nosso país” fala o vereador Professor Eder Tipura sobre as visitas.

Localizada as margens da Linha Verde na região de Venda Nova, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em março de 2010. A nova sede do governo abriga o Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de estado, os edifícios Minas e Gerais, Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek, além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos. Na Cidade Administrativa os alunos conhecerão de perto o Projeto Arquitetônico de Oscar Niemeyer com os dois prédios, Minas e Gerais.

O Poder Legislativo de Minas também abriga espaços culturais, a Galeria de Arte no hall de entrada é ocupada com exposições de artes visuais e de artesanato, mostras educativas e culturais que integram a agenda institucional da ALMG. Outro local que será visitado pelos alunos é o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, nome dado à entrada principal do Palácio da Inconfidência e o Memorial da Assembleia de Minas Gerais.

Integram o Programa Câmara Jovem dezoito jovens indicados pelas escolas públicas e privadas do município que participam de oficinas, palestras e mensalmente de reuniões plenárias seguindo todo expediente legislativo. “É uma excelente oportunidade para o jovem aprender sobre a estrutura do Poder Legislativo e fomentar o debate político entre os estudantes” encerra o vereador.