A história e o impacto da APAE e da ADEFIS em Bom Despacho.
por adm
—
publicado
08/08/2025 16h55,
última modificação
11/08/2025 14h32
Todo reconhecimento e homenagem da Câmara Municipal.
APAE
Duas entidades dedicadas à inclusão e à valorização da vida têm transformado o cenário social de Bom Despacho por meio do cuidado, da educação e do acolhimento: a APAE e a ADEFIS.
Fundada em fevereiro de 1982, a APAE de Bom Despacho é uma associação de pais e amigos comprometida com a promoção da dignidade e do desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Com 140 alunos atendidos, a instituição é referência no município, oferecendo um ambiente de respeito, amor e inclusão.
A APAE é mantenedora da Escola Especial Paulo Campos Guimarães que tem por finalidade oferecer aos alunos recursos básicos para sua integração educacional e social. Oferece Educação infantil, ensino fundamental-anos iniciais e EJA.
Entre os serviços oferecidos está o Centro Dia, espaço dedicado a pessoas em situação de dependência que precisam de apoio em atividades cotidianas. Lá, são estimuladas a autonomia pessoal e a convivência social, fundamentais para uma vida mais independente e integrada.
Na área da saúde, a APAE conta com o SERDI – Serviço Especializado em Reabilitação em Deficiência Intelectual – fruto de parceria com o poder público municipal. A instituição também integra o Projeto PRONAS, do Ministério da Saúde, com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, psiquiatra, assistente social, psicopedagogo, psicomotricista e nutricionista.
Já a ADEFIS – Associação dos Deficientes Físicos de Bom Despacho, criada em maio de 2008, tem como missão dar voz, apoio e visibilidade às pessoas com deficiência física. Mais do que representatividade, a entidade oferece atendimento, inclusão e qualidade de vida.
A ADEFIS desenvolve atividades voltadas ao bem-estar e à socialização dos seus atendidos, como aulas de artes marciais, brinquedoteca, musicoterapia, oficinas de artesanato e natação recreativa. As sessões semanais de musicoterapia e o projeto de natação se destacam pelo impacto positivo no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.
Essas duas instituições são orgulho de Bom Despacho, exemplos de compromisso social e pilares fundamentais na luta pela inclusão, cidadania e valorização da diversidade.