Redes Colaborativas para o empoderamento feminino é o tema do Parlamento Mulher 2023.

por adm publicado 17/03/2023 13h55, última modificação 17/03/2023 16h01
Abertura aconteceu nesta quinta-feira (16) na Câmara Municipal.
Redes Colaborativas para o empoderamento feminino é o tema do Parlamento Mulher 2023.

Abertura Parlamento Mulher.

O Parlamento Mulher surgiu da necessidade de apresentar algo que impactasse de fato na vida de tantas mulheres principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social uma vez que aqui o objetivo é dar a elas voz.


Por muito tempo as mulheres foram submetidas a serem do lar, subordinadas, destinadas apenas, criar, educar, cuidar, cozinhar, servir. Viviam para eterna obediência, com condições limitadas e sem direitos. Percebendo o constante estado de submissão, surgiu o desejo de sair da vida rotineira, em busca de direitos, participação, voz, espaço e igualdade, com ideias que enfrentam o preconceito patriarcal, reivindicando o direito de igualdade.

 

Em 2023 o tema abordado nas ações do Projeto será: Redes Colaborativas e Empoderamento Feminino: a força da união como ferramenta para a valorização e fortalecimento das mulheres! A Presidente do Parlamento Mulher, vereadora Sildete Assistente Social, explica que “a proposta é a criação de uma rede de enfrentamento, formada pela união de esforços de órgãos e instituições públicas e assistenciais, organizações governamentais, não governamentais e pela sociedade civil, com o objetivo de promover combate aos diversos tipos de violência, prevenção, assistência e garantia dos direitos à mulher”.

Para debater sobre o assunto estiveram presentes:  a Secretária de Saúde Tamara Bicalho Cruz, a Subsecretária Maína Silva Costa Lellis, a Gerente de Assistência à Saúde Roberta Lotti R. Giovani, a Coordenadora de Saúde Mental Flávia Gontijo, a Conselheira Tutelar Celeida Mesquita, representando a Polícia Militar a Major Mariana e a Cabo Marina da Silva Moreira Oliveira, CRAS Luciana Carla, CREAS Marina Apolinário e a Promotora de Justiça Dra. Luana Cimetta Cançado e a participação do Projeto Vida Ativa, da vereadora Sildete Assistente Social.

 

Desenvolvido pela Câmara Municipal o programa Parlamento Mulher tem o objetivo maior de garantir os direitos, logo trabalhar a prevenção da violência contra a mulher.