Mais cuidado e prevenção para os alunos de Bom Despacho.
por adm
—
publicado
17/09/2025 17h50,
última modificação
18/09/2025 16h27
Avaliação nutricional contribuirá para hábitos alimentares mais saudáveis e maior qualidade de vida no município.
Projeto Aprovado.
A falta de uma avaliação nutricional leva ao surgimento de deficiências e excessos nutricionais, que pode resultar em doenças como anemia, diabetes, hipertensão, osteoporose e problemas de visão. Também pode causar sintomas como fadiga, problemas de pele e cabelo, baixa imunidade, e alterações psicológicas.
Para minimizar este problema a Câmara aprovou o Projeto de Lei 54/2025 que institui o Programa de Avaliação Nutricional Anual no âmbito da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa representa um importante avanço na promoção da saúde e da qualidade de vida das crianças e adolescentes da educação infantil e do ensino fundamental.
O Programa tem o objetivo acompanhar o estado nutricional dos estudantes, permitindo a identificação precoce de casos de desnutrição, sobrepeso, obesidade e outras condições relacionadas à alimentação inadequada. Com isso, será possível desenvolver ações preventivas e corretivas em parceria com profissionais de saúde, educação e assistência social.
Autor da proposição, o Presidente da Casa, vereador Maique, destaca que “outro ponto relevante do projeto é a possibilidade de encaminhamento dos estudantes que apresentarem necessidades específicas, como casos de sobrepeso, desnutrição, seletividade alimentar, diabetes ou outras condições que demandem cuidado especializado”. Nestes casos haverá atendimento com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, garantindo suporte integral ao desenvolvimento do aluno.
As avaliações serão realizadas anualmente e incluirão a verificação de peso e altura, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), análise de parâmetros antropométricos e, quando possível, bioquímicos. O acompanhamento será registrado de forma individual ou em grupo, sempre preservando o sigilo e a privacidade dos alunos e suas famílias.
“Com a aprovação deste projeto, o Poder Legislativo reafirma o compromisso com a saúde e a educação das crianças e adolescentes de Bom Despacho, contribuindo para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, melhor rendimento e maior qualidade de vida para toda a comunidade escolar” encerra o vereador.