18 de maio marca uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de nossas crianças e adolescentes.
                
            
            
        
                             
                             
                                 
    
        
            
               
            
            
              
        
            Maio Laranja.
        
    
            
         
        
        
            
“Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. 
 
Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do nosso país.
 
É fundamental a ampla discussão sobre as novas configurações das violências sexuais contra crianças e adolescentes, sobretudo com o avanço das tecnologias de comunicação e informação e do uso da internet, inclusive por crianças e adolescentes. 
 
Todos somos responsáveis pela proteção. Precisamos entender sobre o nosso lugar, destacando a responsabilidade do Poder Público e da sociedade como um todo na garantia do atendimento às crianças, ás e aos adolescentes e suas famílias, por meio de ações articuladas e intersetoriais. 
 
 O slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” nos convida todos os dias para o campo da ação e chama cada um/a de nós, e a sociedade como um todo, para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas formas de violências sexuais.